Morro do campestre Urubici

O Morro do Campestre, que algumas pessoas também conhecem como Morro da Cruz, provavelmente é o passeio em Urubici que nós mais visitamos. Por quê? Simplesmente porque é um dos lugares mais incríveis de Urubici, com toda a certeza.

Além disso, está muito próximo da cidade, recentemente melhoraram o acesso e o mais importante: O pôr do sol deste lugar parece ter saído de um cenário dos Deuses. Portanto, não deixe de ver até o final, te garanto que vai se surpreender e vai vale à pena.

Acesso

O acesso até o Morro do Campestre, que está a pouco mais de 8 Km do centro, é bom. Apesar de ter um trecho de estrada de chão (aproximadamente 6 km) a estrada não é ruim, tem sim buracos em alguns trechos, mas nada que um pouco mais de paciência e cuidado não resolvam. Portanto, se você veio com um carro mais baixo, terá que ser um pouco mais paciente, mas conseguirá chegar bem tranquilo. Além disso, se estiver chovendo, ou chovido dias antes, a atenção tem que ser dobrada. Mas calma, a estrada é boa, mas vovó já dizia: “melhor prevenir do que remediar”.
estrada morro do campestre urubici

Valor

Chegando à propriedade, que é particular, assim como a maioria dos passeios de Urubici, terá que fazer o pagamento da entrada. Para ter acesso ao Morro do Campestre ( ou Morro da Cruz, eu prefiro Campestre, mas ainda tem algumas pessoas que o conhecem por Morro da Cruz), terá que pagar uma taxa de R$ 20 por pessoa. Uma pechincha, pode confiar em mim, o cenário que está prestes a conhecer vale muito mais que isso, mas vamos deixar isto entre nós, rs.

Certamente, já leu isso aqui no nosso blog ou mesmo nas publicações das redes sociais, mas vale à pena sempre reforçar: A maioria dos passeios em Urubici são em propriedade particular, portanto normalmente é cobrada uma taxa, porém, como já falamos os valores são muito em conta, são apenas para manutenção do passeio, nada de tirar vantagem de quem quer conhecer, isto é ótimo.

Reforma Morro do Campestre

Recentemente (se não me falha a memória em Abril/2019), o morro do campestre passou por uma grande “reforma”, calma, não estou falando do morro em si, mas a trilha que dá acesso ao morro. Antigamente, os mais ou menos 1 Km para acessar o topo do morro do campestre poderia ser uma grande dificuldade.

Era uma estrada de chão, com muita poeira, ou seja, era bem difícil acessar, principalmente em dias de chuvas se transformava em uma lameira, fazendo com que o acesso de carro fosse quase impossível. Portanto, era muito comum que pedissem para que deixasse o carro e subisse à pé.

Além disso, quando terminava esta trilha (vamos combinar que 1 KM não é assim uma coisa corriqueira), ainda tinha a trilha para acessar a pedra que é o atrativo principal, aqui também a dificuldade era grande, pois a trilha toda era feita sobre pedras que acabavam sendo escorregadias.

Por outro lado, isso tudo é passado, como eu disse acima, foi feito uma reforma nos acesso. Hoje todos são de concreto, facilitando demais a vida de quem quer visitar. Lembra da trilha sobre as pedras escorregadias? Se foram, agora todo o percurso é feito por escadas ou rampas, com corrimão e muito mais segurança.

Morro do Campestre

Em quase todos os nosso posts aqui ou nas redes sociais, falamos sobre os encantos de Urubici. São tantos encantos que fica até difícil escolher um favorito, além disso são muitas opções para todos os gostos, todos os estilos. Mas tenho que lhes confessar uma coisa, o Morro do Campestre é sem duvida um dos meus favoritos em Urubici (é o favorito da minha esposa).

Além disso, é um dos passeios mais procurados e mais conhecidos da região, isso não é à toa. No alto do morro existe uma pedra de arenito que está a 1380 m de altitude. Nele terá além de uma vista privilegiada do Vale Rio Canoas e de todas as belezas naturais que Urubici tem para oferecer. Estar aqui sempre me transmite uma sensação de grandeza. Posso ficar durante horas sentado apreciando este lugar que mais parece ser uma pintura divina.

É possível, por uma escada, fazer a trilha até o topo desta pedra. Isso é claro se tu tiver espirito aventureiro, pois estando sobre a pedra tu não tem apoio nenhum, venta muito e algumas vezes uma vertigem aqui é comum. Então cuidado, o mais importante é a sua segurança.

Pôr do Sol

Certamente, já deve ter ouvido falar , ou ao menos visto fotos do pôr do sol do morro do campestre. Sempre sugerimos que faça a visita no horário do pôr do sol, pois vai presenciar um espetáculo à parte. Com a vista panorâmica do vale rio canoas próximo ao horário do por do sol o céu vai ficando alaranjado e tocando no horizonte com toda aquela mata nativa, é uma das coisas mais bonitas que eu já vi.

Dessa forma, difícil descrever a sensação e as belezas e mesmo vendo as fotos, não é a mesma coisa, você vai ter que ver pessoalmente.

Não deixe de conhecer

Se você gosta de natureza, pôr do sol, então o morro do campestre é uma visita obrigatória quando vier à Urubici. O acesso é bem tranquilo, consegue fazer com carro próprio, pertinho da cidade, preço mais do que justo. Além disso, vai conseguir fotos e lembranças que eu tenho certeza que jamais sairão da sua cabeça.

Portanto, já inclua no seu roteiro de viagem o morro do campestre. E lembre-se: o horário que indicamos para a visitação é próximo ao pôr do sol, não que não seja bonito nos demais horários, não é isso, mas é uma toque especial á sua visita.

A natureza é protagonista!

Não precisa ficar horas planejando sua viagem para Urubici.
Nós já fizemos isso pra você.
roteiro passeios o que fazer em urubici

Baixe seu roteiro grátis