fbpx

Novo Mirante Morro da Igreja – Ele ficou incrível

Novo Mirante de Vidro Morro da Igreja Pedra Furada Urubici
  • Home
  • Urubici
  • Novo Mirante Morro da Igreja – Ele ficou incrível

Já viu o novo mirante no morro da igreja? Ele ficou incrível, fomos conhece-lo e vamos contar tudo pra vocês. Certamente, já ouviu falar, ou mesmo, viu fotos do morro da igreja (não tem nenhuma igreja lá, rs), de lá é possível avistar a pedra furada, que é um dos pontos turísticos mais famosos de Santa Catarina (isso se não for o mais famoso). Além disso, o morro da igreja é o ponto habitado mais alto da região sul do Brasil, com 1822 metros acima do nível do mar.

Além disso, é considerado o ponto mais frio do Brasil, com temperatura média anual de apenas 11°C. Certamente, os amantes de frio tem que conhece-lo, porque ele é o lugar no Brasil com maior propensão à neve. Em 29 de junho de 1996, foi registrado lá a menor temperatura já registrada no Brasil -17,8°C.

Por que se chama morro da Igreja, se não há Igreja lá?

Acontece com muita frequência, nos questionarem onde fica a igreja lá da pedra furada. Ou ainda, afirmarem que não conseguiram avistar a igreja que é tão famosa lá no morro, rs. Acontece que, na verdade, não há nenhuma igreja no topo do morro. Ele tem esse nome em função do seu formato que lembra uma igreja jesuíta missioneira, que só pode ser visto dos campos de altitude em sua frente.

Tenho uma confissão: Até me esforcei, mas não consegui ver o formato da igreja ( Mas não conta pra ninguém, tá?).

Construção do Mirante no Morro da Igreja

Nos últimos anos, a visitação ao morro da igreja estava bastante restrita, normalmente aos finais de semana e feriados, com uma quantidade restrita de carros que podiam subir diariamente. Isso se deu, justamente, pela reforma que o exercito estava fazendo na estrada de acesso e a construção do mirante no morro da igreja.

A obra foi entregue em Dezembro/2019 e chama a atenção pelo capricho e pela qualidade tanto da estrada quanto do mirante no morro da igreja, sem duvidas, um obra que merece os parabéns.

Acesso ao Mirante no Morro da Igreja

Certamente, já leu aqui no nosso Blog ou nas redes sociais, que alguns acessos não são dos melhores e exigem paciência e cuidado. O acesso ao mirante no morro da igreja é um dos melhores acessos aos passeios de Urubici. Após a reforma, a estrada está muito boa, existe sim, um buraco ou outro, na parte da pista que ainda não foi reformada. Mas, tirando estes pequenos trechos a estrada  é ótima. Fica a pouco mais de 30 Km do centro de Urubici.

Além da qualidade da estrada, o visual é simplesmente maravilhoso, rodeado de um vale incrível, mata nativa, é impressionante. Te garanto que a visita “se paga” apenas com o visual da estrada. Quem ama paisagens incríveis, assim como nós, vai, com certeza, apreciar cada metro da subida. 

estrada pedra furada

Autorização para visitar o Mirante no Morro da Igreja

Em primeiro lugar, para visitar o mirante no morro da igreja você precisa solicitar a autorização para a ICMBIO, pode solicitar AQUI. Nós também temos um post, aqui no Blog, explicando passo a passo como conseguir a sua autorização, veja AQUI. Depois disso, deve ir pessoalmente, munido de documento de identificação, buscar a autorização física na ICMBIO. 

O mais importante: A autorização é GRATUITA e muito simples de solicitar, sendo assim pode comemorar. Se atentem à isso, já escutamos algumas vezes que existem “cambistas” tentando vender autorizações, temos que lembrar que isso é crime, e outra, por que alguém pagaria por algo que é gratuito e simples de conseguir?

Contato ICMBIO Urubici
  • 5,5 Km da Pousada Cabanas da Serra
  • Av. Pedro B Warmeling, 1542, Urubici - SC, 88650-000
  • Posição no GPS
  • (49) 3278-4994
  • Grátis
tem alguma dúvida?

O incrível Mirante no Morro da Igreja

Enfim, após os tramites  da autorização (que é muito simples e rápido), você pode conhecer o morro da igreja e as suas paisagens incríveis, dignas de se tornarem uma pintura em uma parede com grande destaque. Você chega de carro muito próximo do mirante no morro da igreja, praticamente desce já sobre o mirante.

Como disse a pouco o mirante nos surpreendeu, positivamente, pela sua qualidade e pelo local estratégico que foi construído. Uma vista privilegiada da pedra furada. Também é muito legal ver que foi preservado o rústico pois nada além do mirante foi construído. Sendo assim, tens agora a opção de ir no novo ou no rústico, o que preferir.

Estar no mirante é como estar acima das nuvens, é realmente impressionante, pois ali conseguimos perceber (assim como dissemos sobre  a Serra do Corvo Branco), você consegue ver o quanto somos pequenos, perante a imensidão e grandiosidade da natureza. A pedra furada é um show à parte, é uma formação rochosa com uma “janela” de 10 metros de diâmetro e 5 metros de altura, que foi resultado do resfriamento de camadas de lavas que cobriam o deserto que havia lá.

Temos que confessar uma coisa: É preciso de um pouco de sorte para conseguir ver a pedra furada, pois, como lá em cima é muito alto (sempre leve um casaco, essa é uma dica valiosa) tem uma grande incidência de neblina, algumas vezes é difícil ver um palmo à frente, mas ainda assim vale a visita.

Visite o mirante no morro da igreja e a pedra furada

Resumindo, o novo mirante no morro da igreja é incrível e merece a sua atenção, tenha certeza: (com um pouquinho de sorte) vai conseguir fotos incríveis, pois este lugar é impressionante e grandioso). Poucas vezes na vida pude presenciar tamanha grandeza da natureza, quando dizemos que a natureza é uma artista, são obras assim que esperamos dela.

Sempre que visito o morro da igreja e a pedra furada é como se fosse a primeira visita, a sensação é de euforia, assim como foi na primeira vez em que a visitei. Não é à toa que este passeio é tão famoso, pela sua gradeza, energia e beleza, vai se arrepender se deixar de conhecer, este é um daqueles lugares que quando conhece jamais esquece. Pode acreditar. 

O processo para conseguir a autorização é simples, rápido e GRATUITO, sendo assim o morro da igreja é destino obrigatório para quem deseja visitar Urubici, organize-se para solicitar a sua autorização com antecedência.

  • Veja o vídeo da visita no Youtube
Baixe seu roteiro de Urubici
Não passe horas na internet procurando os passeios em Urubici. Nós já fizemos isso pra você. e o melhor: É grátis
Baixar Roteiro
roteiro passeios o que fazer em urubici

Baixe seu roteiro de Urubici

Não passe horas na internet pesquisando sobre os passeios, nós já fizemos isso pra você. E o melhor: É grátis!
1
2
3

Gostou do Conteudo? Se Inscreva para receber tudo em primeira mão!

Não se preocupe, nós também odiamos spam!
Serra do Corvo Branco Urubici
Urubici

Serra do Corvo Branco – Urubici: Uma das serra mais radicais do Brasil

Facebook Linkedin Twitter Pinterest WhatsApp Telegram Home A Serra do Corvo Branco é muito famosa, especialmente para os motociclistas que sempre visitam a região. Nos últimos …

Ler Mais
sitio sete quedas urubici
Urubici

7 Maneiras de curar o stress: Sítio Sete Quedas, Urubici

Facebook Linkedin Twitter Pinterest WhatsApp Telegram Home Fomos conhecer o famoso Sítio Sete Quedas e descobrimos um coisa: Ele não é como dizem, é ainda mais …

Ler Mais
Cascata Bailarina urubici
Urubici

Um paraíso escondido: Cascata Bailarina – Urubici

Facebook Linkedin Twitter Pinterest WhatsApp Telegram Home Já ouviu falar da Cascata bailarina? Até a pouco tempo atras, nós também não. Sempre falamos: Urubici tem um …

Ler Mais