fbpx

Serra do Corvo Branco – Urubici: Uma das serra mais radicais do Brasil

Serra do Corvo Branco Urubici
  • Home
  • Urubici
  • Serra do Corvo Branco – Urubici: Uma das serra mais radicais do Brasil

A Serra do Corvo Branco é muito famosa, especialmente para os motociclistas que sempre visitam a região. Nos últimos tempos tem cada vez aumentado a procura para visitação. Mas isso também deve-se ao fato da inauguração recente do Altos do Corvo Branco, um passeio que é absolutamente maravilhoso, proporcionando um vista de cima da Serra Do Corvo Branco. Mas este é um assunto para o próximo post (fiquem ligados, se ainda não se inscreveu, inscreva-se lá no final do post, estamos sempre trazendo novidades.

Mas, afinal, porque se chama Serra do Corvo Branco?

Sempre nos perguntam: Por que se chama Serra do Corvo Branco? Portanto decidimos sanar a essa questão. Ela recebe este nome devido a uma ave muito bonita e muito rara, chamada Urubu-rei. Isso aconteceu porque esta ave que tinha plumagem branca e alguns pequenos detalhes coloridos, era desconhecida pelos habitantes nativos, que por engano a chamaram de corvo branco. 

Acesso à Serra do Corvo Branco

O acesso a serra do corvo branco, que fica a pouco mais de 28, km do centro de Urubici, não é dos melhores. Ainda que boa parte do percurso da cidade até a serra seja pela rodovia (muito boa por sinal), com paisagens incríveis ao longo do percurso, existe um trecho de aproximadamente  10 KM que é de estrada de chão. Por isso, quem quiser conhecer a incrível serra, terá que ter um pouco de paciência, cuidado e evitar dias chuvosos. 

Certamente, não é nada impossível, ainda que esteja com carro mais baixo (já visitamos com carros extremamente baixos como o Corolla e Civic), mas alguns trechos tem buracos e pedras soltas, sendo assim, aproveite a beleza ao redor e vá mais devagar. Além disso, evite visitar a serra de noite, já que não existe iluminação, o que pode ser perigoso.

estrada serra do corvo branco urubici

Valor

Certamente, já leu aqui no nosso blog, ou nas nossas redes sociais que nós realmente acreditamos que o turismo de Urubici é barato, nos passeios em que tem que pagar para conhecer, normalmente é apenas um valor simbólico, para manutenção do passeio. A Serra do Corvo Branco não tem qualquer cobrança ou necessidade de autorização, isso mesmo: É grátis!

Ou seja, é só “montar” no carro, “vestir” o seu espirito aventureiro e desbravar esse encanto, há quem diga que é o ponto mais bonito de Urubici (será?).

A imponente Serra do Corvo Branco

Vencer o acesso (que não é dos melhores), pode ser um inconveniente para algumas pessoas, mas posso te garantir que vai se arrepender se não o fizer, quando o acesso é vencido, finalmente chega sua recompensa, e ela não é pequena, pelo contrario, ela é gigante.  Quem já acompanha o nosso blog a mais tempo já deve ter percebido que sempre incentivos a conhecer os passeios pessoalmente. Fazemos isso, porque acreditamos que os encantos de Urubici são tão especiais que todos deveriam ter o prazer de conhecer. Certamente, a Serra do Corvo Branco é um deles.

Talvez você pense nesse momento: Tah! Papo de quem quer mais turista na cidade! Mas posso te garantir: Não é! Esse é um daqueles lugares que jamais saem da nossa mente depois que conhecemos. Além disso, existe um grande probabilidade de ficar com o queixo caído. Porque ela é imponente!

Seus paredões com mais de 90 metros de altura (de acordo com a prefeitura é o maior corte rodoviário trincheiro do Brasil), coberto por vegetação nativa, faz você ver o quanto nós somos pequenos perante a natureza, além disso, normalmente existe um vento forte na fenda da serra (leve seu casaco, essa é uma dica valiosa). Uma das coisas que mais admiramos é que a Serra do Corvo Branco é um espetáculo, independente do clima, em outras palavras, estando frio ou calor, com neblina ou sem neblina ela é um encanto.

Mitos sobre a Serra do Corvo Branco

Para esclarecer, uma dúvida que muitas pessoas tem sobre a serra é se ela assim por natureza, ou se foi “rasgada” pelo homem. Ela era uma rocha única que foi ragada pelo homem, portanto esqueça as teorias de conspiração de que foi o vento, os índios, animais gigantes ou qualquer outra dessas teorias (sério, ouvimos cada teoria sobre a “fenda” que vocês ficariam chocados, rs).

Ao contrário do que muitos pensam, para a Serra do Corvo Branco ser como ela é hoje, houve muito suor, anos de trabalho. Além disso, foi um processo longo e moroso, que teve início antes dos anos 1950 e só foi inaugurada em 19 de fevereiro de 1980, se tornando, assim, a única estrada de ligação da serra de Santa Catarina com o litoral, que era e ainda é de grande importância para o comércio.

Se você quer saber mais sobre a história da Serra do Corvo Branco, certamente não vai encontrar na internet nada mais completo  do que o relato da Angelina Wittmann, que você pode ver aqui.

Uma das serra mais radicais do Brasil

No ano passado a Serra do Corvo Branco foi eleita pelo site Destinos-SC, como a serra mais radical do Brasil (pode ver a matéria aqui). Apesar de acharmos ela incrível, é difícil dizer que é a mais radical (sem clubismo), mas com toda certeza podemos afirmar que é uma das mais radicais que já conhecemos e olha que já desbravamos esse Brasil de norte a sul.

No alto dos seus 1400 metros de altitude (lembra do casaco?), a Serra do Corvo Branco tem descidas íngremes e curvas muito sinuosas (sério mesmo, carros maiores, às vezes, precisam fazer mais que 2 ou 3 manobras para realizar algumas das curvas). Além disso, o cenário que consegue avistar do “mirante” (está entre aspas, porque não é bem um mirante, mas serve como) parece que saiu de uma pintura, um conto de fadas ou algo do gênero, quem aprecia a natureza, como nós, se encantará.

Gosta de Adrenalina?

Acima de tudo, quem “vestiu” o espirito aventureiro vai se deparar como altas doses de adrenalina, esqueça asfalto, uns 900 metros após a “fenda” a estrada é de cascalho, em alguns trechos extremamente estreita, sendo possível passar apenas um carro por vez, quando se arrisca a olhar alem dos limites da estrada, encontra pela frente (ou pelo lado) um cânion que eu não saberia te dizer a altura, mas garanto que tem mais de 100 metros, com facilidade.

Por isso, esteja preparado, se for fazer o percurso da Serra do Corvo Branco até Grão-Pará, aproximadamente 30 KM, esteja antenado pois a maior parte do percurso, irá encontrar as condições que descrevemos, ou seja, as altas doses de adrenalina irão te alcançar. Mas nem só de adrenalina se faz o percurso, também vai poder apreciar (se não estiver como medo de mais) a vista privilegiada que ela proporciona, um vale incrível, com vegetação natural que enche os olhos de quem vê, principalmente os apaixonados pela natureza, como nós.

Não deixe de visitar a Serra do Corvo Branco

Resumindo, não deixe de visitar a Serra do Corvo Branco quando vier à Urubici, ou melhor: Venha à Urubici e conheça. Certamente, esse é um dos nossos passeios favoritos, ele tem uma energia tão incrível que sou capaz de ficar horas, sentado, apenas apreciando a sua grandeza. Em outras palavras, estar lá, é ver o quanto nós, seres humanos, somos pequenos perante a imensidão da natureza e acredite, quando percebemos isso, passamos a ver as coisas com outros olhos.

Portanto, se você é um aventureiro de plantão, que adora altas doses de adrenalina ou se quer renovar a sua coleção de selfies para as redes sociais, não pode deixar de conhecer. 

Em breve traremos sobre o Altos do Corvo Branco, por isso nos acompanhe para receber as novidade, é grátis.

  • Veja o vídeo da visita no Youtube
Baixe seu roteiro de Urubici
Não passe horas na internet procurando os passeios em Urubici. Nós já fizemos isso pra você. e o melhor: É grátis
Baixar Roteiro
roteiro passeios o que fazer em urubici

Baixe seu roteiro de Urubici

Não passe horas na internet pesquisando sobre os passeios, nós já fizemos isso pra você. E o melhor: É grátis!
1
2
3

Gostou do Conteudo? Se Inscreva para receber tudo em primeira mão!

Não se preocupe, nós também odiamos spam!
mirante de vidro Urubici
Urubici

Mirante de Vidro – Cascata do Avencal – Tem Coragem?

Facebook Linkedin Twitter Pinterest WhatsApp Telegram Home O mirante de vidro é uma das grandes novidades de Urubici, certamente você já viu alguma foto do novo …

Ler Mais
sorteio pousada cabanas da serra
Cabanas da Serra

Sorteio: Pousada Cabanas da Serra – 2 diárias

Facebook Linkedin Twitter Pinterest WhatsApp Telegram Home Sempre quis conhecer Urubici? Já conhece, mas está querendo voltar? Conhecer os novos passeios? Esta é a sua grande …

Ler Mais
Serra do Corvo Branco Urubici
Urubici

Serra do Corvo Branco – Urubici: Uma das serra mais radicais do Brasil

Facebook Linkedin Twitter Pinterest WhatsApp Telegram Home A Serra do Corvo Branco é muito famosa, especialmente para os motociclistas que sempre visitam a região. Nos últimos …

Ler Mais
roteiro passeios o que fazer em urubici
Urubici

Roteiro de Urubici – O que fazer em Urubici?

Roteiro de Urubici – O que fazer em Urubici? Facebook Linkedin Twitter Pinterest WhatsApp Telegram Home Por que fizemos este roteiro de Urubici? Fizemos este roteiro …

Ler Mais
sitio sete quedas urubici
Urubici

7 Maneiras de curar o stress: Sítio Sete Quedas, Urubici

Facebook Linkedin Twitter Pinterest WhatsApp Telegram Home Fomos conhecer o famoso Sítio Sete Quedas e descobrimos um coisa: Ele não é como dizem, é ainda mais …

Ler Mais