fbpx

Serra do Corvo Branco – Urubici: Uma das serra mais radicais do Brasil

Serra do Corvo Branco Urubici
  • Home
  • Urubici
  • Serra do Corvo Branco – Urubici: Uma das serra mais radicais do Brasil

A Serra do Corvo Branco é muito famosa, especialmente para os motociclistas que sempre visitam a região. Nos últimos tempos tem cada vez aumentado a procura para visitação. Mas isso também deve-se ao fato da inauguração recente do Altos do Corvo Branco, um passeio que é absolutamente maravilhoso, proporcionando um vista de cima da Serra Do Corvo Branco. Mas este é um assunto para o próximo post (fiquem ligados, se ainda não se inscreveu, inscreva-se lá no final do post, estamos sempre trazendo novidades.

Mas, afinal, porque se chama Serra do Corvo Branco?

Sempre nos perguntam: Por que se chama Serra do Corvo Branco? Portanto decidimos sanar a essa questão. Ela recebe este nome devido a uma ave muito bonita e muito rara, chamada Urubu-rei. Isso aconteceu porque esta ave que tinha plumagem branca e alguns pequenos detalhes coloridos, era desconhecida pelos habitantes nativos, que por engano a chamaram de corvo branco. 

Acesso à Serra do Corvo Branco

O acesso a serra do corvo branco, que fica a pouco mais de 28, km do centro de Urubici, não é dos melhores. Ainda que boa parte do percurso da cidade até a serra seja pela rodovia (muito boa por sinal), com paisagens incríveis ao longo do percurso, existe um trecho de aproximadamente  10 KM que é de estrada de chão. Por isso, quem quiser conhecer a incrível serra, terá que ter um pouco de paciência, cuidado e evitar dias chuvosos. 

Certamente, não é nada impossível, ainda que esteja com carro mais baixo (já visitamos com carros extremamente baixos como o Corolla e Civic), mas alguns trechos tem buracos e pedras soltas, sendo assim, aproveite a beleza ao redor e vá mais devagar. Além disso, evite visitar a serra de noite, já que não existe iluminação, o que pode ser perigoso.

estrada serra do corvo branco urubici

Valor

Certamente, já leu aqui no nosso blog, ou nas nossas redes sociais que nós realmente acreditamos que o turismo de Urubici é barato, nos passeios em que tem que pagar para conhecer, normalmente é apenas um valor simbólico, para manutenção do passeio. A Serra do Corvo Branco não tem qualquer cobrança ou necessidade de autorização, isso mesmo: É grátis!

Ou seja, é só “montar” no carro, “vestir” o seu espirito aventureiro e desbravar esse encanto, há quem diga que é o ponto mais bonito de Urubici (será?).

A imponente Serra do Corvo Branco

Vencer o acesso (que não é dos melhores), pode ser um inconveniente para algumas pessoas, mas posso te garantir que vai se arrepender se não o fizer, quando o acesso é vencido, finalmente chega sua recompensa, e ela não é pequena, pelo contrario, ela é gigante.  Quem já acompanha o nosso blog a mais tempo já deve ter percebido que sempre incentivos a conhecer os passeios pessoalmente. Fazemos isso, porque acreditamos que os encantos de Urubici são tão especiais que todos deveriam ter o prazer de conhecer. Certamente, a Serra do Corvo Branco é um deles.

Talvez você pense nesse momento: Tah! Papo de quem quer mais turista na cidade! Mas posso te garantir: Não é! Esse é um daqueles lugares que jamais saem da nossa mente depois que conhecemos. Além disso, existe um grande probabilidade de ficar com o queixo caído. Porque ela é imponente!

Seus paredões com mais de 90 metros de altura (de acordo com a prefeitura é o maior corte rodoviário trincheiro do Brasil), coberto por vegetação nativa, faz você ver o quanto nós somos pequenos perante a natureza, além disso, normalmente existe um vento forte na fenda da serra (leve seu casaco, essa é uma dica valiosa). Uma das coisas que mais admiramos é que a Serra do Corvo Branco é um espetáculo, independente do clima, em outras palavras, estando frio ou calor, com neblina ou sem neblina ela é um encanto.

Mitos sobre a Serra do Corvo Branco

Para esclarecer, uma dúvida que muitas pessoas tem sobre a serra é se ela assim por natureza, ou se foi “rasgada” pelo homem. Ela era uma rocha única que foi ragada pelo homem, portanto esqueça as teorias de conspiração de que foi o vento, os índios, animais gigantes ou qualquer outra dessas teorias (sério, ouvimos cada teoria sobre a “fenda” que vocês ficariam chocados, rs).

Ao contrário do que muitos pensam, para a Serra do Corvo Branco ser como ela é hoje, houve muito suor, anos de trabalho. Além disso, foi um processo longo e moroso, que teve início antes dos anos 1950 e só foi inaugurada em 19 de fevereiro de 1980, se tornando, assim, a única estrada de ligação da serra de Santa Catarina com o litoral, que era e ainda é de grande importância para o comércio.

Se você quer saber mais sobre a história da Serra do Corvo Branco, certamente não vai encontrar na internet nada mais completo  do que o relato da Angelina Wittmann, que você pode ver aqui.

Uma das serra mais radicais do Brasil

No ano passado a Serra do Corvo Branco foi eleita pelo site Destinos-SC, como a serra mais radical do Brasil (pode ver a matéria aqui). Apesar de acharmos ela incrível, é difícil dizer que é a mais radical (sem clubismo), mas com toda certeza podemos afirmar que é uma das mais radicais que já conhecemos e olha que já desbravamos esse Brasil de norte a sul.

No alto dos seus 1400 metros de altitude (lembra do casaco?), a Serra do Corvo Branco tem descidas íngremes e curvas muito sinuosas (sério mesmo, carros maiores, às vezes, precisam fazer mais que 2 ou 3 manobras para realizar algumas das curvas). Além disso, o cenário que consegue avistar do “mirante” (está entre aspas, porque não é bem um mirante, mas serve como) parece que saiu de uma pintura, um conto de fadas ou algo do gênero, quem aprecia a natureza, como nós, se encantará.

Gosta de Adrenalina?

Acima de tudo, quem “vestiu” o espirito aventureiro vai se deparar como altas doses de adrenalina, esqueça asfalto, uns 900 metros após a “fenda” a estrada é de cascalho, em alguns trechos extremamente estreita, sendo possível passar apenas um carro por vez, quando se arrisca a olhar alem dos limites da estrada, encontra pela frente (ou pelo lado) um cânion que eu não saberia te dizer a altura, mas garanto que tem mais de 100 metros, com facilidade.

Por isso, esteja preparado, se for fazer o percurso da Serra do Corvo Branco até Grão-Pará, aproximadamente 30 KM, esteja antenado pois a maior parte do percurso, irá encontrar as condições que descrevemos, ou seja, as altas doses de adrenalina irão te alcançar. Mas nem só de adrenalina se faz o percurso, também vai poder apreciar (se não estiver como medo de mais) a vista privilegiada que ela proporciona, um vale incrível, com vegetação natural que enche os olhos de quem vê, principalmente os apaixonados pela natureza, como nós.

Não deixe de visitar a Serra do Corvo Branco

Resumindo, não deixe de visitar a Serra do Corvo Branco quando vier à Urubici, ou melhor: Venha à Urubici e conheça. Certamente, esse é um dos nossos passeios favoritos, ele tem uma energia tão incrível que sou capaz de ficar horas, sentado, apenas apreciando a sua grandeza. Em outras palavras, estar lá, é ver o quanto nós, seres humanos, somos pequenos perante a imensidão da natureza e acredite, quando percebemos isso, passamos a ver as coisas com outros olhos.

Portanto, se você é um aventureiro de plantão, que adora altas doses de adrenalina ou se quer renovar a sua coleção de selfies para as redes sociais, não pode deixar de conhecer. 

Em breve traremos sobre o Altos do Corvo Branco, por isso nos acompanhe para receber as novidade, é grátis.

  • Veja o vídeo da visita no Youtube
Baixe seu roteiro de Urubici
Não passe horas na internet procurando os passeios em Urubici. Nós já fizemos isso pra você. e o melhor: É grátis
Baixar Roteiro
roteiro passeios o que fazer em urubici

Baixe seu roteiro de Urubici

Não passe horas na internet pesquisando sobre os passeios, nós já fizemos isso pra você. E o melhor: É grátis!
1
2
3

Gostou do Conteudo? Se Inscreva para receber tudo em primeira mão!

Não se preocupe, nós também odiamos spam!
sorteio pousada cabanas da serra
Cabanas da Serra

Sorteio: Pousada Cabanas da Serra – 2 diárias

Facebook Linkedin Twitter Pinterest WhatsApp Telegram Home Sempre quis conhecer Urubici? Já conhece, mas está querendo voltar? Conhecer os novos passeios? Esta é a sua grande …

Ler Mais
roteiro passeios o que fazer em urubici
Urubici

Roteiro de Urubici – O que fazer em Urubici?

Roteiro de Urubici – O que fazer em Urubici? Facebook Linkedin Twitter Pinterest WhatsApp Telegram Home Por que fizemos este roteiro de Urubici? Fizemos este roteiro …

Ler Mais
mirante de vidro Urubici
Urubici

Mirante de Vidro – Cascata do Avencal – Tem Coragem?

Facebook Linkedin Twitter Pinterest WhatsApp Telegram Home O mirante de vidro é uma das grandes novidades de Urubici, certamente você já viu alguma foto do novo …

Ler Mais
Cascata Bailarina urubici
Urubici

Um paraíso escondido: Cascata Bailarina – Urubici

Facebook Linkedin Twitter Pinterest WhatsApp Telegram Home Já ouviu falar da Cascata bailarina? Até a pouco tempo atras, nós também não. Sempre falamos: Urubici tem um …

Ler Mais
Você conhece Urubici?
Urubici

Só quem conhece Urubici vai acertar as perguntas deste teste

Só quem conhece Urubici vai acertar as perguntas deste teste Facebook Linkedin Twitter Pinterest WhatsApp Telegram Home Você conhece Urubici? Que Urubici tem um encanto em …

Ler Mais